Projeto Viveiro Cidadão começa a distribuição de mudas para os beneficiários

A Ecoporé deu início a mais uma etapa de distribuição de mudas para os beneficiários do Projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela instituição e patrocinado pela Petrobras.

Nesta fase, foram produzidas mais de 170 mil mudas que serão doadas para os beneficiários de oito municípios da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, com o objetivo de sustentar as ações de recuperação de áreas degradadas e matas ciliares das propriedades cadastradas.

A maior parte dos beneficiários são mulheres que possuem quintais produtivos, que é um sistema produtivo, em geral localizado no entorno das residências, onde se faz uso intensivo da produção, possuem elevada capacidade produtiva e são manejados quase que totalmente por mulheres, que além das atividades domésticas e educação dos filhos, participam efetivamente da esfera produtiva da propriedade rural. Nesses espaços, elas desenvolvem agricultura, baseada na produção de frutas, legumes, hortaliças, raízes, plantas medicinais e animais de pequeno porte, prática de elevado potencial econômico.

Dona Erica, de São Felipe do Oeste, beneficiária de quintais e sistemas produtivos, agricultora familiar, cuida de sua propriedade há mais de 20 anos. Recebeu pela primeira vez a ajuda dos extensionistas rurais na propriedade. Nessa fase do projeto, ela recebeu mais de 2 mil mudas.

Outra beneficiária do Projeto Viveiro Cidadão é a Renata Durans, do assentamento Che Guevara. “Receber essas mudas é tudo de bom, esse Viveiro Cidadão entrou para mudar mesmo a vida da gente, os técnicos são maravilhosos, e as mudas, nossa, bom demais eu receber. Não sei como descrever esse projeto, a gente aqui não tem facilidade de fazer muda, então foi muito bom para nós, estou numa alegria tão grande, tem me ajudado muito no conhecimento e na realização do meu sonho que era reflorestar a beira do rio com árvores frutíferas”, completa.

SOBRE O VIVEIRO CIDADÃO

O Viveiro Cidadão que é realizado pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras, já recuperou cerca de mais de 500 hectares de Áreas de Preservação Permanente e Sistemas Produtivos Sustentáveis em oito municípios da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, desde sua criação em 2013. A iniciativa atua com mais de 600 proprietários rurais, entre agricultores familiares, mulheres do campo e jovens agricultores, onde já distribuiu mais de 2 milhão de mudas de diversas espécies frutíferas e florestais. Este plantio se soma às centenas de atividades de educação ambiental já desenvolvidas pelo projeto. A Ecoporé e o Viveiro Cidadão apoiam a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU e integram a Aliança pela Restauração da Amazônia.


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos DeezerSpotify e Google Podcasts.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.