O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), tem feito uma campanha de conscientização a respeito da auditoria da urna eletrônica. Francimar Simão destacou o processo transparente e rápido que a urna proporciona.
“O nosso processo é um dos mais seguros do mundo, eficiente e transparente. Nós temos plena confiança no nosso sistema que é auditável, você tem aí os boletins de urna, o teste de integridade, tudo pensando nessa transparência”, comentou.
Como funciona
O sistema eletrônico de votação passa por diversas etapas de auditoria realizadas antes, durante e após o pleito. Um dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas é o Teste de Integridade, que ocorre nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no mesmo dia da eleição, e é acompanhado por empresa de auditoria externa. O processo consiste em uma espécie de batimento cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento.
O teste simula uma votação normal e leva em consideração as circunstâncias que podem ocorrer durante o pleito. Sendo assim, segue o mesmo rito de uma seção eleitoral comum, como emissão da zerésima (documento que comprova não haver nenhum voto na urna antes da votação) e impressão do Boletim de Urna (BU), relatório impresso que contém a apuração dos votos armazenados no equipamento.
O Boletim de Urna traz as seguintes informações relativas aos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nominais; total de votos de legenda, quando for cargo proporcional; total de votos nulos e em branco; total de votos apurados; eleitorado apto para votar na seção; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e a sequência de caracteres para a validação do boletim.
O BU também pode ser acessado no Portal do TSE ou por meio de um aplicativo de celular , que garante o acesso e a conferência dos resultados mediante um QR Code.
Visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos Deezer, Spotify e Google Podcasts.