Os desafios do Exame da Ordem

Atualmente me sinto tão aliviada em não ter que novamente passar por toda a frustração, ansiedade e nervosismo de ter que realizar novamente a prova da Ordem dos Advogados

O resultado definitivo da segunda fase do Exame da Ordem foi divulgado recentemente e me peguei lembrando dos momentos que vivi meses atrás com ansiedade e nervosismo pré-prova e pós-prova.

Fazem exatamente 3 meses que realizei a tão agoniante e temida segunda fase, uma prova cheia de incerteza e dúvidas, pois, era a segunda prova realizada após o período de paralisação por conta do Covid-19.

Além das incertezas e dúvidas de qualquer estudante, eu tinha meus próprios medos e anseios com a prova, estes que há quase um ano rondavam minha mente e me aterrorizavam.

No ano de 2020, confiante e me dedicando bastante, realizei a minha primeira prova do Exame da Ordem, eram exatamente 80 questões de 17 matérias, na qual acertando a metade, estaria apta a realizar a segunda prova.


Lembro daquele dia como se fosse hoje, fechei o caderno de prova tão confiante que tinha acertado o número de questões para conseguir estar apta para realizar a segunda.

No caminho até em casa já estava sonhando e imaginando, como seria tão gratificante passar no exame no 9º período da faculdade.

Aguardei ansiosamente o horário da correção extraoficial da prova, era um finalzinho de uma tarde de domingo, a correção começou e aos poucos fui começando a marcar as questões que tinha acertado, já estava quase no final das questões e comecei a perceber que não tinha acertado o número suficiente de questões, mas como sou brasileira e a esperança é a última a morrer, tentei manter a postura, até checar tudo novamente e ter certeza que não havia pulado nenhuma questão, contei infinitas vezes o número de questões que tinha acertado, somente 39, por uma não tinha sido aprovada. Naquele momento o desespero e choro tomaram conta de mim, até que percebi, por um milagre ou algum recurso poderia ser aprovada.

Aguardei ansiosamente o resultado dos recursos e para meu desespero naquele exame nenhuma questão foi anulada, gerando um receio em realizar o próximo exame, pois, estava com receio de novamente não conseguir a aprovação.

Até que em 2021 tomei coragem e decidi novamente realizar a prova, me dedicando e abdicando de tudo que eu gosto e do convívio com meus amigos e familiares para que todo momento que eu tivesse livre pudesse utilizar para estudar, foram longos 6 meses de estudo até realizar a temida primeira prova do Exame da Ordem.

Deste dia só me recordo da sensação de felicidade ao recontar por umas 4 ou 5 vezes a pontuação da prova, acertei 52 questões. A felicidade tomava conta de mim e a nova fase que vinha por aí não me agoniava mais.

Mais meses de estudo até realizar a segunda fase da prova, afirmo que o período mais difícil não foram os que antecederam a prova, mas o período para saber o resultado, um mês de incerteza até que finalmente no dia 12/01/2022 vi meu nome na lista de aprovados no Exame da Ordem.

Quero desejar boa sorte a todos estudantes e bacharéis em direito que um dia irão realizar o Exame da Ordem e que nunca desistam, pois, mesmo com as adversidades do dia a dia, uma hora com perseverança e dedicação conseguimos os resultados.


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos DeezerSpotify e Google Podcasts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.