Honra ao mérito: Neuropsicóloga e fundadora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas é nomeada a cadeira na Febacla

Por Gabriella Lira – Manaus

Com o objetivo de estimular e desenvolver a cultura, ciências sociais e artes, a Federação das Academias de Letras do Brasil (Febacla) nomeou personalidades amazonenses no grau, honra e posição de acadêmicos internacionais em solenidade na última sexta-feira, 3, realizada no auditório Nelson Falcão, Colégio Martha Falcão, localizado na Rua Salvador, 455, Adrianópolis. 

Na ocasião, a neuropsicóloga, escritora e fundadora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam), Conceição Barbosa tomou posse da Comanda do Mérito Artístico, Cultural e Literário ‘Excelência Cultural’. “A minha nomeação é de alta relevância para minha carreira profissional na psicologia e como escritora”, comentou a escritora.

“É um momento muito importante para mim, pois sou a primeira psicóloga amazonense a entrar na Federação, inclusive sou a primeira tauaense a receber esse título. Fiquei surpresa e feliz com a nomeação, que aconteceu logo após lançar meu primeiro livro, pois é algo que eu venho galgando há muito tempo, fui gestora pública, fui professora universitária, e receber uma indicação da Associação dos Escritores Amazonenses foi uma honra – ASSEAM”, completa. 

Na solenidade a instituição também comemorou 10 anos de fundação e contou com a presença do príncipe Dom Alexandre Camelô, fundador da Febacla. 

Com homenagens através de cerimônias e outorga de medalhas, os objetivos da Federação são: estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e as Letras; assim há a nomeação de cidadãos e instituições que se destacaram em suas respectivas áreas profissionais e tenham se destacado em relevantes contribuições à cultura brasileira. 

Com 16 anos de formação, Maria da Conceição Carneiro Barbosa é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Neuropsicologia em São Paulo (Inesp), especialista em Psicologia jurídica pela Uninorte e em Gestão de Emergência em Saúde Pública (Sírio Libanês). Pós-graduada em Terapia Comunitária (UFC), Hipno-terapeuta Ericksoriana (IMERJ) e Gerontologia em Saúde pela UEA, possui MBA em Gestão de Pessoas pela UGF. Barbosa atua como diretora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam) e é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e Neuropsicologia. 

Diretora técnica do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam), fundado em maio de 2019, trabalha com foco em Neurofeedback, tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória, na reabilitação neurocognitiva utilizando tecnologia de ponta e mapeamento cerebral. 

“Eu não sonhava com o Instituto, eu não queria ser dona de clínica, eu queria ser assistente e trabalhar com as pessoas, eu gostava de trabalhar com saúde pública mas infelizmente fiquei desempregada com a mudança de gestão e hoje eu digo que foi a melhor coisa que pode ter acontecido na vida. Eu cresci, ressignifiquei, aprendi e trouxe uma nova tecnologia para Manaus e com isso sou reconhecida nacionalmente e internacionalmente”, conta Barbosa. 

Sobre a Febacla

A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA é uma Associação civil de direito privado, apartidária, medalhística, sem finalidades econômicas e sem fins lucrativos e de natureza cultural. A Associação foi idealizada com base nas diretrizes históricas da FALB (Federação das Academias de Letras do Brasil – fundada em 1936), tendo a sua Fundação estabelecida em 25 de Abril de 2012. 

Confira a galeria de fotos


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos DeezerSpotify e Google Podcasts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.